segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Pedra de Santa Tereza e seus detalhes

A Pedra de Santa Tereza é um gigantesco monólito de rocha, dos maiores encontrados na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Possui um formato linear, alongado na direção nordeste - sudoeste. O topo da serra divide os municípios de Bom Jardim e Duas Barras (na vertente oposta). Este monumento natural é também um importante divisor de águas entre as bacias hidrográficas dos rios Grande e Negro.

Seu paredão rochoso tem 400 metros de altura (mais alto que o Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro) e se estende por cerca de dois quilômetros ao longo do terreno. A área rochosa exposta corresponde a cerca de 100 campos de futebol do tamanho do Maracanã. Da sua base até a altitude máxima da Pedra da Santa Teresa (1.410 metros) há um desnível de 770 metros, maior que a altura do Pico do Corcovado, no município do Rio de Janeiro.

Conhecendo-se ainda a velocidade com que o urânio se transforma em chumbo, os geólogos conseguiram obter a idade aproximada da rocha que forma a Pedra de Santa Teresa: 546 milhões de anos. Esta época marca o início do período geológico Cambriano, quando a América do Sul e a África estavam terminando de se unir para formar o grande paleocontinente denominado Gondwana.

Veja abaixo as fotos deste impressionante monumento natural e seus detalhes.

















Gostou de conhecer mais este belo local? Aproveite para ver outras fotos em nosso site.
Compartilhe em suas redes, ajude-nos a divulgar as belezas da nossa cidade.
Até a próxima.

Um comentário: